Este prato é uma releitura do Clês, uma receita que veio ao Brasil pelos imigrantes alemães, e que varia dependendo da região da Alemanha, aparecendo também em outros países da Europa. Algumas vezes em formato de pãezinhos e outras uma massa similar ao nhoque. Para facilitar vou dividi-lo em duas receitas, uma de ragu e outra de pão. É delicioso e vale muito a pena fazer para a família toda.
Pão:
500g de farinha de trigo
200ml de água fria
1 colher de sopa generosa de margarina
1 colher de chá de amido de milho
1 ovo
Uma colher de chá de açúcar
1 ½ colher de xá de sal
½ envelope de fermento biológico seco (5g)
Misture todos os ingredientes secos, depois o ovo, a margarina, e aos poucos a água.
Mistura feita, sove em uma superfície limpa e enfarinhada até que a massa fique lisa e desgrude das mãos. Deixe a massa descansar em uma superfície enfarinhada por 10 minutos coberta por filme plástico e uma toalha umedecida.
Passados os 10 minutos, forme bolinhas do tamanho de um brigadeiro. Deixe dobrar de tamanho.
Enquanto os pãezinhos crescem, vamos ao ragu.
Ingredientes:
1,5kg de paleta, acém ou músculo (eu usei paleta) em cubos médios
2 cebolas grandes picadas
4 dentes de alho picados
3 cenouras picadas em cubos
150g de chalotas (cabolinhas que se usa para fazer aperitivo) descascadas
1 colher de sopa de açúcar
2 colheres de manteiga com sal
½ copo de azeite de oliva
2 folhas de louro
1 lata de cerveja escura da sua preferencia (eu uso as que não são muito doces)
Manjericão, sal e pimenta do reino a gosto
Vamos precisar de duas panelas, uma de pressão para fazer a carne e outra maior para caber a carne e os pãezinhos e levar à mesa.
Na panela de pressão bem aquecida, doure bem os cubos de carne com sal, pimenta do reino e parte do azeite de oliva, um pouco de cada vez e reserve (se colocar tudo de uma só vez a carne vai soltar liquido e o resultado não será o mesmo ). Depois de tudo lindo e dourado, volte toda a carne para a panela e acrescente a manteiga, a cebola, o alho, o louro, o açúcar e a cerveja. Cubra com água até o nível da carne, acerte o sal e deixe na pressão por 30 minutos. Passado esse tempo, desligue o fogo, espere a panela perder a pressão e adicione a cenoura e as chalotas. Cozinhe por mais 5 minutos na pressão.
Enquanto isso nossos pãezinhos foram crescendo e agora é parte mais legal da receita.
Depois de pronto o ragu, transfira-o para uma panela grande, complete com mais água até cobrir a carne, deixe ferver e coloque os pãezinhos um a um em cima desse molho, deixando sempre um espaço entre eles para o pão crescer.
Depois de todos os pãezinhos posicionados, tampe a panela, abaixe o fogo e não abra a panela de maneira alguma por 20 minutos.
Pronto, os 20 minutos se passaram e o seu Ragu de carne e cerveja preta com pãezinhos no bafo está pronto para ir para a mesa.
Este prato já é uma refeição completa, mas aceita acompanhamentos como salada e um bom queijo para ralar na hora.
Eu recomendo!
Bom apetite!